6 alimentos que promovem a saúde dos olhos

À medida que envelhecemos, muitas vezes nos queixamos de que “nossos olhos não são o que costumavam ser”. Manter uma visão saudável durante toda a nossa vida pode ser um desafio, mas não é impossível.

A nutrição é a pedra angular da medicina preventiva, por isso comer fruta fresca, vegetais e outros alimentos nutritivos é a melhor maneira de prevenir certas doenças oculares relacionadas com a idade, como degeneração macular, cataratas e glaucoma.

Aqui está uma lista de alimentos que são particularmente “amigáveis ​​aos olhos” e podem se tornar ativos valiosos para nossa luta contra doenças oculares.

 

  1. Amêndoas

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As amêndoas possuem uma grande quantidade de nutrientes importantes para o nosso corpo. Algumas poucas amêndoas por dia fornecem cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e uma boa quantidade de fibras.

Além do mais, um único punhado de amêndoas nos dá metade da quantidade de vitamina E que precisamos por dia. A vitamina E é um poderoso antioxidante com a capacidade de proteger as células dos olhos.

A vitamina E encontrado em grandes quantidades nos olhos, especialmente na lente e na retina. As amêndoas também têm uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais e um pouco de zinco, que é um mineral essencial para nossos olhos.

Nós só precisamos dela em pequenas quantidades, mas é altamente concentrada no olho, principalmente na retina e coróide (a camada de tecido sob a retina). Uma das tarefas importantes do zinco é transferir vitamina A do fígado para o olho para a produção de melanina, um pigmento protetor para os olhos.

  1. Abacate

O abacate contém quantidades generosas de vitamina K, B5, B6, potássio, ácido fólico e as vitaminas C e E, benéficas para os olhos. Há também pequenas quantidades de minerais essenciais, como zinco e cobre. Seu conteúdo de luteína não apenas protege sua visão, mas também ajuda a manter uma pele saudável.

Além disso, os abacates são uma ótima fonte de fibras e ácidos graxos essenciais. As gorduras essenciais fornecem energia para nossas células e auxiliam o sistema imunológico e nervoso.

Duas gorduras omega-3 em particular, DHA e EPA, são essenciais para o desenvolvimento visual e a função retiniana adequada, por isso são essenciais para uma visão saudável.

  1. Mirtilos

Mirtilos são bem conhecidos por seus inúmeros benefícios à saúde e tremendo poder antioxidante. Isto é devido ao seu conteúdo substancial de vitamina C e antocianina.

Os antioxidantes são extremamente benéficos para nossa saúde geral e podem efetivamente proteger as células oculares do envelhecimento dos danos oxidativos, fornecendo radicais livres com o elétron perdido e impedindo-os de causar estragos ao danificar células e tecidos saudáveis ​​como a mácula e o pigmento macular.

Esses minúsculos milagres azuis podem nos ajudar a prevenir doenças degenerativas e deficiências visuais.

  1. Cenouras

cenouras

As cenouras têm um conteúdo substancial de beta-caroteno e luteína, que é crucial na prevenção da cegueira noturna e na proteção da córnea.

Nossos corpos também usam beta-caroteno para produzir vitamina A.

Esse nutriente é essencial para um sistema imunológico forte, bem como umidade ocular e uma retina saudável. Também pode prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), bem como a formação de catarata.

Por outro lado, uma deficiência extrema de vitamina A é um problema muito sério e pode até levar à cegueira.

As cenouras também são ricas em vitamina C, um dos melhores antioxidantes existentes. Estes vegetais incríveis podem ser consumidos crus ou cozidos.

 

  1. Peixes

O peixe é um alimento verdadeiramente incrível. Todos os peixes são ricos em proteínas, pobres em calorias e têm uma série de benefícios para a saúde.

Peixes gordurosos são alimentos ricos em ômega-3 com vantagens adicionais. O consumo regular (duas vezes por semana) pode proteger os vasos sanguíneos minúsculos dentro dos nossos olhos.

Uma dieta rica em gorduras essenciais também pode atrasar ou prevenir o aparecimento da DMRI, que é a principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos.

O salmão é uma estrela do rock entre peixes gordurosos, pois possui uma alta concentração de ácidos graxos essenciais e muita vitamina D.

Outras alternativas mais acessíveis e igualmente saudáveis ​​que você pode tentar são sardinha, arenque, cavala e atum. Você também pode consumir o liponow, um suplemento alimentar para emagrecer que contém Omega-3.

  1. Espinafre

O espinafre é um daqueles vegetais verdes folhosos escuros que você não deveria viver sem.

É uma fonte de nutrientes importantes, incluindo a luteína e a zeaxantina, dois importantes carotenóides.

A luteína e a zeaxantina têm a capacidade de fortalecer a mácula e proteger nossos olhos filtrando os perigosos comprimentos de onda azuis de alta energia.

Eles podem efetivamente nos proteger dos infames radicais livres responsáveis ​​pelos danos da retina e reduzir o risco de doenças oculares crônicas.

Eles também nos ajudam a detectar o contraste e, em geral, melhoram nossa visão.

Além do espinafre, você pode experimentar brócolis, nabo, couve, alface e couve. Crie o hábito de comer pelo menos duas porções por semana. A luteína e a zeaxantina são lipossolúveis, portanto, coma seus vegetais com um pouco de azeite para aproveitar ao máximo seus benefícios nutricionais.

Incluía todos esses alimentas na sua dieta e garanta uma visão perfeita durante toda sua vida!

 


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