Alimentos energéticos: conheça os melhores para quem pratica esportes!

Conheça os alimentos que dão a maior energia e fazem com que você consiga estar sempre bem nos esportes, com disposição!

 No mundo atual, os atletas de alto rendimento sabem que a alimentação é parte importante do seu treino e de sua rotina.Com o uso dos alimentos corretos é possível melhorar sua performance e ter mais energia para competições, como  é o caso dos alimentos energéticos sobre os quais falaremos hoje. Mas antes entenda do que se tratam.

  alimentos energeticos

 Ao contrário dos termogênicos que são responsáveis pela queima de gorduras e alteração da temperatura corporal, a função dos alimentos energéticos é um pouco diferente.Eles sustentam as atividades muscular e mental, além do funcionamento dos órgãos.

Não é a toa que fazem parte de várias receitas fitness.Quando ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e “estocados” em alguma parte do corpo.

Usamos a gordura para armazenar energia e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de carboidratos, usamos nossas reservas de gordura.

Azeites, óleos, manteiga, pães, cereais, batatas e frutas secas são alimentos energéticos.

Alimentos Energéticos mais conhecidos

Alguns deles já fazem parte de nosso consumo diário e nem nos damos conta, confira os mais conhecidos e seus benefícios:

Banana

As bananas são outro dos melhores alimentos energéticos que podemos experimentar. É uma fruta densa, com uma importante proporção de açúcar e uma fonte de energia ideal para tomar quando você está fazendo esporte. Contém vitaminas A, B e C. As bananas também previnem as cãibras musculares.

 Mel

O mel  rem em sua constituição 2 tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento bastante energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. Ele é fonte de vitamina C – que apresenta potente ação antioxidante – e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio também.

Ginseng

Super famosos no mercado brasileiro, esse alimento é um dos mais conhecidos do mercado brasileiro, vendido em forma de cápsulas e já é usado pela cultura oriental há mais de 2 mil anos.

O ginseng, principalmente o siberiano, nada mais é do que uma mistura de ervas chamada adaptogênicas, ou seja, que normaliza nossas funções corporais.

Para a energia o Ginseng funciona como um importante adrenal que é estimulante do nosso sistema imunológico e alivia o estresse e também os efeitos da depressão. O alimento também é muito utilizado por quem tem inflamações no fígado, já que ele é um importante desintoxicante.Além disso, falando de esportes, o Ginseng também é muito usado por atletas para diminuir a fadiga em seus treinos, já que ele ajuda a aumentar o desempenho corporal e acabar com o cansaço.

Açãí

Além de extremamente saboroso, o açaí tem alto teor de gorduras insaturadas que fornecem energia e, de quebra, ainda promovem uma importante redução de níveis de colesterol total e do colesterol LDL, considerado ruim para a saúde. Dica: se consumido junto com granola e banana, o fornecimento de energia é maior ainda.

Chocolate

Embora esteja longe de ser chamado de alimento natural, o chocolate acelera o metabolismo, diminuindo o estresse, e possuem flavonoides que aumentam o fluxo sanguíneo em áreas estratégicas do cérebro, ajudando a combater a fadiga. Um pouco de chocolate amargo ou meio amargo aumenta a energia e melhora o humor.

Salmão

Quando se trata de frutos do mar, não pode haver outra alternativa melhor do que o salmão. Preenchido com ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, o salmão permitirá que seu corpo se recupere rapidamente.Pode ser consumido como sushi, sashimi ou mesmo levemente cozido, ele dá extrema energia pro corpo, uma excelente proteína além de tudo.

Ovos

Mexidos, escalfado (pochê) ou cozidos — não importa como você vai comê-los, eles vão fornecer a proteína e a energia que você precisa para compensar as calorias extras que você vai queimar durante a prática esportiva. Não a toa, a albumina, proteina da clara do ovo é diariamente usada por atletas em busca de massa muscular e energia pros treinos.

 Óleo de Coco

Apesar do óleo de coco ter uma quantidade extremamente elevada de gordura saturada, mais de dois terços, mais do que uma única forma de gordura saturada, como o triplicerides de cadeia média (MCTs). Ao contrário de outras gorduras saturadas de cadeia longa, os MCTs são enviadas diretamente para o fígado a partir do trato digestivo, onde eles podem ser usados como uma fonte de energia rápida.

Importante

Sempre procure seu médico nutricionista antes de ingerir qualquer tipo de alimento energético em sua dieta, ainda mais se for por conta própria.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na internet.Sempre procure o especialista, não somos consultores nem indicamos nenhuma receita de dieta!

 Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.


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