Alimentos Que Ajudam a Evitar Queda de Cabelo  

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Temos uma ideia errada que somente as pessoas com mais idade que sofrem com queda de cabelo, mas os cabelos das mulheres começam a ficar mais finos depois dos 30 anos e no caso dos homens, isso pode acontecer bem antes, fazendo com que muitos passem a procurar um produto para crescer cabelo.

E sabe-se que a alimentação representa um papel importantíssimo para o fortalecimento e a saúde dos cabelos. Existem alguns alimentos que podemos incluir na nossa dieta diária, que ajudam a reduzir e prevenir a queda de cabelo.

Quais os alimentos que devemos consumir?

O cabelo é composto na sua maior parte por queratina, e sua síntese se faz a partir de proteínas, com o auxílio do enxofre e do zinco. Por outro lado, os cabelos precisam do ferro para oxigenar as raízes, como também as vitaminas B para os folículos pilosos.

5 alimentos que ajudam na queda de cabelo

 ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS

A estrutura do cabelo é composta por cerca de 80% de proteínas e é essencial sua ingestão para evitar queda de cabelo. Podemos encontrar proteínas de origem animal na carne vermelha, nas aves, nos ovos, leite e seus derivados. Existe ainda as proteínas de origem vegetal: lentilhas, ervilhas, feijões, soja e aveia. As carnes, feijões e a cebola contêm a metionina, um aminoácido importante para a saúde dos cabelos.

 ALIMENTOS QUE CONTÊM FERRO

Quando o consumo de ferro é insuficiente, a queda de cabelo é inevitável pois o ferro contribui para o metabolismo dos glóbulos vermelhos e é fundamental para a boa oxigenação dos tecidos.

Em quais alimentos encontramos ferro:

  • Vegetais verdes escuros, como espinafre, couve, rúcula e agrião
  • Fígado de boi
  • Feijões
  • Oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas

Para uma melhor absorção do ferro, recomenda-se a ingestão de vitamina C, por exemplo, suco de limão ou laranja. Por outro lado, a ação do café e do chá inibe sua absorção.

ALIMENTOS QUE CONTÊM ZINCO E MAGNÉSIO

Através da ação do zinco e do magnésio, os radicais livres não atingem os folículos pilosos. Além disso, são muito importantes para a síntese das proteínas da queratina. O zinco é um nutriente essencial para as reações químicas das diferentes enzimas presentes no nosso corpo.

Podemos encontrar zinco em:

  • Todos os tipos de carne
  • Ostras
  • Arroz
  • Nozes e castanhas
  • Sementes de abóbora

 ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES

As frutas e os legumes são fontes naturais de antioxidantes. As frutas ricas em vitamina C, como a laranja, o limão, o kiwi e legumes, como o brócolis e o espinafre, estimulam a produção de colágeno, que outro dos componentes dos cabelos. Os legumes com folhas verdes, ricos em antioxidantes, têm alto teor em ferro, um nutriente importante para fortificar o cabelo, por exemplo, a couve, o espinafre, a chicória, etc.

Não podemos deixar de citar alimentos ricos em ômega 3, como o salmão e a sardinha, por exemplo. O ômega 3 é fundamental para o crescimento do cabelo e para a saúde do couro cabeludo. Outro alimento rico em ômega 3 são as nozes, além de conter biotina, vitamina E, cobre e magnésio. Protegem as células, fortalecem os folículos pilosos e fornece nutrição para o couro cabeludo.

perca cabelo

 ALIMENTOS RICOS EM BIOTINA E ÁCIDO FÓLICO

Essas duas substâncias quando trabalham juntas, ajudam no equilíbrio do metabolismo dos tecidos, como aqueles presentes nos cabelos, unhas e pele. A biotina é encontrada nos cereais integrais, nozes, gema de ovo e fígado de animais, e o ácido fólico se encontra principalmente nas folhas verdes, frutas cítricas, feijões, ervilhas, lentilhas, etc.

 ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A

A vitamina A é responsável por evitar e bloquear a produção de glândulas sebáceas, que são encarregadas pela hidratação dos folículos pilosos. Além disso, favorece a oxigenação das células dos folículos, fortalecendo o cabelo.

Podemos encontrar a vitamina A:

  • Ovos
  • Leite
  • Legumes
  • Óleo de peixe
  • Manga
  • Damasco
  • Cenoura

Agora, caso você observe uma perda além do normal, o ideal é procurar uma ajuda de um profissional para poder lhe orientar. Então, tenha em mente que a inclusão de alguns alimentos na sua dieta ajuda para evitar queda de cabelo. Vale ressaltar que tanto as deficiências de nutrientes como seu excesso podem provocar o problema.

Como complemento a uma boa alimentação, existem os suplementos para queda de cabelo e produtos de aplicação tópica para queda de cabelo, como Foligain. Seja qual for a opção, homens e mulheres podem sofrer com a queda de cabelo e é necessário ter uma alimentação equilibrada para fornecer todos os nutrientes às raízes dos cabelos. Esse problema pode ser observado tanto pela carência de determinados alimentos como pelo seu consumo excessivo. Também devem ser avaliados outros fatores como estresse, disfunções hormonais ou causas genéticas. Tenha em mente que os nossos cabelos são um reflexo do nosso estilo de vida, tendo um impacto direto sobre eles.

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