Futebol americano

O futebol americano é um jogo mundialmente conhecido, embora seja diferente de todos os outros tipos de futebol que são jogados no mundo. Esse jogo surgiu de uma forma muito peculiar, não se baseando em estratégias e regras, a ideia era misturar o rugby com o futebol europeu, mesclando as regras de ambos.

O jogo se popularizou dado a sua forma agressiva em campo, o que o tornava emocionante de assistir. Nas ultimas de décadas do século XIX, quando o futebol americano surgiu, ele foi sendo aperfeiçoado, ganhando suas estratégias e regras próprias, sendo a grande maioria delas adaptadas do rugby.

Um jogo de futebol americano costuma mobilizar toda a nação estadunidense, sendo ele presente nas escolas de ensino médio e até mesmo nas faculdades, onde não somente faz grande sucesso, como até mesmo rende bolsas de estudo para os jogadores.

Lá nos EUA, o futebol americano é uma paixão, assim como o futebol aqui no Brasil.

OBJETIVO DO FUTEBOL AMERICANO

Tendo com seu objetivo principal avançar a bola em território inimigo durante a duração do jogo o futebol americano é um desporto competitivo de equipe que recompensa não só a capacidade física, mas também a táctica e a intelectual dos jogadores.

Uma vez que as características físicas e intelectuais necessárias à atuação em cada posição são absolutamente discrepantes, pode-se dizer que o futebol americano é talvez o mais democrático jogo de equipe da atualidade.

Tal comentário é basicamente associado ao fato de que podemos ter ao mesmo tempo jogadores com 80 kilos e 1,70m de altura e gigantes de 160 kilos e mais de 2,00 metros, desempenhando papéis de igual importância.

Conhecido no mundo pelo seu aspecto físico e pelos equipamentos de proteção (ombreiras, capacetes e outros mais), o futebol americano como jogado no Brasil, ainda não utiliza toda a indumentária de proteção em virtude do “despreparo” físico e psicológico necessários.

Futebol Americano de Praia:

Sendo uma adaptação nacional do futebol americano de campo, o futebol americano de Areia passou ao longo de seus mais de 15 anos de existência por uma série de adequações de duração, regulamentação e organização.

Adaptado para praia porque a areia aonde ele se desenvolve faz parte da proteção associada aos equipamentos o futebol americano de areia há pouco tempo essa modalidade já evoluiu e iniciou o uso de ombreiras de proteção de outros esportes de formas adaptadas.

A AFAB está ciente, no entanto, que o aumento de praticantes do futebol americano de Areia no Brasil pode ser limitado pelas necessidades impostas pelo seu tipo de campo de jogo e por esse motivo está desenvolvendo uma série de estratégias para tornar essa uma modalidade de base ou mesmo uma atividade diferenciada dentro de um plano de expansão nacional.

futebol americano

Como funciona

O futebol americano é baseado em alguns princípios básicos que consistem no jogador ter algumas habilidades, tais como:

  • Agilidade;
  • Força física;
  • Habilidade em elaborar jogadas;

O jogo de futebol americano basicamente funciona da seguinte forma: são 11 jogadores em cada time, e cada partida, que dura em torno de uma hora, é dividida em quatro períodos de 15 minutos cada.

O time de ataque deve conduzir a bola até a zona final do campo, que é a extremidade do campo do time adversário. Esse time tem a oportunidade de fazer a bola avançar até quase 10 metros em quatro tentativas, conseguindo ele ganha mais quatro tentativas.

Quando um time derruba um jogado adversário junto com a bola na sua zona final, ele também faz pontuação.

No final, o time que tiver mais pontos é o vencedor. Caso haja empate, há uma prorrogação e aquele time que fizer o primeiro ponto é o que se torna o ganhador.

Sendo assim, a função dos jogadores é empurrar, correr atrás e bloquear o time adversário da melhor maneira possível, o que acaba tornando o jogo bastante agressivo e perigoso, fazendo-se necessário o uso de roupas especiais que protejam o corpo e capacete.

O campo de futebol americano

campo de futebol americano

O campo do futebol americano é quase do mesmo tamanho do brasileiro, em questão de comprimento. No Brasil, segundo os padrões da CBF, o campo tem pouco mais de 105 metros de comprimento, os campos de jogo de futebol americano têm em torno de 109 metros.

Já na largura, o campo de futebol americano acaba se tornando muito mais estreito com seus quase 49 metros, em comparação com os campos de futebol dos principais estádios brasileiros que tem em torno de 68m.

Isso tudo torna o jogo ainda mais difícil, dado que os jogadores têm menos espaço lateral para se movimentar dentro do campo e muito mais dificuldade para atravessar o campo de um lado ao outro com a bola, já que o espaço é bem maior.

A popularidade

O futebol americano é a grande paixão dos estadunidenses, como foi dito antes. Os jogadores acabam se tornando grandes astros assim como são os próprios artistas norte-americanos, como o Tom Brady e Dwayne Johnson, também conhecido como The Rock, que acabou se tornando um prestigiado ator.

Os jogadores estão sempre entrando em polêmicas, alguns se tornam vilões enquanto outros são os grandes heróis. E tudo isso faz com que o jogo de um modo geral, e o time do qual o jogador participa, se popularize ainda mais.

Embora seja uma carreira de curto período, levando em conta que só se pode jogar enquanto ainda é jovem, por conta das necessidades de esforço e força física que o jogo impõe, os jogadores de times consagrados conseguem formar uma vida bastante sólida, se tornando milionários.

E nenhum time se detém somente aos seus jogos, se tornam marcas valiosíssimas para a economia dos EUA. Os times são avaliados em bilhões de dólares, como o Dallas Cowboys, que custa a impressionante marca de 4 bilhões de dólares.

futebol americano jogador

O grandioso evento ‘Super Bowl’

Existe uma competição nacional chamada de National Football League (NFL). Na grande final ocorre o famoso evento Super Bowl, onde não somente há o jogo que fará com que seja anunciado o ganhador de toda a competição, como também há diversos shows de artistas consagrados, como Michael Jackson, em 93, Rolling Stones, em 2006, Madona, em 2012, e agora em 2017, Lady Gaga.

superbowl

O Super Bowl é um evento tão grande que é transmitido para mais de 150 países, acompanhado no mundo todo e domina os noticiários antes mesmo de acontecer.

O jogo de futebol americano, embora não seja jogado em muitos países, é conhecido e famoso mundialmente, seja por conta dos noticiários, dos filmes que mostram uma parte da realidade desse universo ou por conta da paixão pelos esportes que há em tantas pessoas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *