Futebol Americano

O futebol americano é similar ao rugby e o número de pessoas interessadas em conhecer melhor esse esporte no Brasil tem crescido muito com o passar do tempo. É um esporte de estratégia e força física e que apesar de não ter muita divulgação nacional ainda, vem atraindo apaixonados ao longo dos anos.

O futebol americano era praticado nas universidades dos Estados Unidos, mas como antigamente não existiam muitas regras universais para o esporte, cada universidade jogava de uma forma e entravam em um acordo na hora do jogo porém em 1876 Yale, Harvard, Princetom e Columbia se uniram e formaram a Associação de Futebol Inter Universitária que unificou as regras. Com o passar dos anos algumas alterações foram feitas buscavando um melhor fluxo de jogo e segurança para os jogadores.

A NFL (National Football League) é o campeonato anual dos Estados Unidos que consiste em 32 equipes que disputam durante ano e a final desse campeonato é chamada de Super Bowl, possuindo uma das maiores audiências mundiais e sendo transmitida para outros 150 países em mais de 30.

Como o Super Bowl tem a maior audiência no ano na televisão americana, o número de empresas que querem anunciar as suas marcas é muito grande e comerciais inteiros são gerados especialmente para essa ocasião que também conta com uma performance de algum grande cantor ou banda.

Não somente a NFL mas a liga universitária nos Estados Unidos também é muito popular.Além dela também existe o Futebol Americano Feminino, Futebol Americano de Arena, Futebol Americano Escolar e o Futebol Americano Amados e Juvenil.

Regras do Futebol Americano

O jogo de futebol americano é uma séria de jogadas feitas com curta duração. São onze jogadores em campo por equipe e são permitidas substituições entre as jogadas, o que torna o jogo muito estratégico. O treinador responsável pela equipe faz as trocas baseadas nas habilidades de cada jogador e precisa ser muito analítico durante o jogo e isso é a chave para ganhar a partida.

O objetivo do jogo é fazer mais pontos que o time adversário.

O jogo tem a duração de uma hora sendo divido em duas metades por um intervalo. Cada metade tem dois quartos com a duração de 15 minutos com troca de equipes ao final do primeiro e do terceiro quartos.

O chute inicial é uma jogada especial dada para iniciar cada meio jogo e para reiniciar o jogo depois de cada Field Goal ou uma tentativa de conversão depois de um tochdown. Esse chute ocorre geralmente desde a linha de 35 jardas e deve ser chutada do chão e viajar pelo menos 10 jardas e depois disso pode ser agarrada por qualquer uma das equipes.

futebol americano2

Pontuação

A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário enquanto se tem a posse da bola e fazer um touchdown ganhando 06 pontos e o direito ao pontapé livre ao gol por mais um ponto extra.

É possível ganhar dois pontos extras se os jogadores tentarem, ao invés de um pontapé livre ao gol, um passe ou uma corrida para a endzone novamente.

Se o jogador for derrubado com a posse da bola em sua própria endzone por um adversário, a equipe do jogador que o derrubou ganha dois pontos. Sendo a única situação em que um time sem a posse da bola pode pontuar.

Um Field Goal é feito colocando a bola no chão e acertando entre as traves amarelas do gol atrás da endzone e vale 03 pontos.

 

Campo de Jogo

O campo de jogo é um retângulo com 120 jardas e 53 jardas de largura delimitado por linhas laterais no seu comprimento e linhas finais ao longo da largura com uma linha de gol a cada 10 jardas de cada uma das linhas finais.

As linhas de gol ficam separadas por 100 jardas e existem os marcadores adicionais que são os marcadores de jarda e as linhas de restrição a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo.

Ao centro da linha final existe o conjunto de traves com dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal com o topo da barra a 3,05m de altura.

futebol americano

Posições em Campo

Os jogadores no futebol americano tem posições específicas que são usadas durante o jogo e eles são substituídos no decorrer da partida para melhorar a estratégia que foi escolhida. As posição são definidas pela área em que cada jogador ficará no campo e algumas das mais famosas são:

O quarterback é a principal peça do ataque encarregado de distribuir a bola.

Wide Receivers tem a objetivo de entrar na defesa adversária e depois receber a bola do quarterback.

Tight-End são os responsáveis por bloquear os defensores adversários e proteger o quarterback.

Halfback carregam a bola em jogadas terrestres.

Fullback abre o caminho para o corredor e também bloqueia o quarterback.

Slotback fica perto da linha defensiva e tem uma função semelhante ao do running back

Conheça o Futebol Americano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *