Tendo com seu objetivo principal avançar a bola em território inimigo durante a duração do jogo o futebol americano é um desporto competitivo de equipe que recompensa não só a capacidade física, mas também a táctica e a intelectual dos jogadores.

Uma vez que as características físicas e intelectuais necessárias à atuação em cada posição são absolutamente discrepantes, pode-se dizer que o futebol americano é talvez o mais democrático jogo de equipe da atualidade.

Tal comentário é basicamente associado ao fato de que podemos ter ao mesmo tempo jogadores com 80 kilos e 1,70m de altura e gigantes de 160 kilos e mais de 2,00 metros, desempenhando papéis de igual importância.

Conhecido no mundo pelo seu aspecto físico e pelos equipamentos de proteção (ombreiras, capacetes e outros mais), o futebol americano como jogado no Brasil, ainda não utiliza toda a indumentária de proteção em virtude do “despreparo” físico e psicológico necessários.

Futebol Americano de Praia:

Sendo uma adaptação nacional do futebol americano de campo, o futebol americano de Areia passou ao longo de seus mais de 15 anos de existência por uma série de adequações de duração, regulamentação e organização.

Adaptado para praia porque a areia aonde ele se desenvolve faz parte da proteção associada aos equipamentos o futebol americano de areia há pouco tempo essa modalidade já evoluiu e iniciou o uso de ombreiras de proteção de outros esportes de formas adaptadas.

A AFAB está ciente, no entanto, que o aumento de praticantes do futebol americano de Areia no Brasil pode ser limitado pelas necessidades impostas pelo seu tipo de campo de jogo e por esse motivo está desenvolvendo uma série de estratégias para tornar essa uma modalidade de base ou mesmo uma atividade diferenciada dentro de um plano de expansão nacional.

 

Futebol Americano de Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *