cada temporada na NFL, a liga de futebol americano, Cairo Santos tem mais consciência do que representa para a modalidade no Brasil. Ele é a realização de algo considerado impossível no passado. Jogador do Kansas City Chiefs desde 2014, tornou-se um dos principais kickers da competição e, neste sábado, teve mais uma demonstração de como seu sucesso tem influeciado outros brasileiros. No estádio do Nacional, em São Paulo, comandou sua segunda clínica, desta vez, direcionada apenas para os times especiais com a presença de 200 inscritos.

Cairo comandou duas turmas no evento, uma de manhã e outra à tarde, com exercícios nas posições de kicker, punter, long snaper e retornador, posições específicas dos times especiais. A intenção é ir ainda mais longe nos próximos anos, rodando todas as regiões do Brasil para promover o esporte e buscar novos representantes do país para a NFL.

– Fico feliz em ver que muitos deles estão se inspirando na minha trajetória, jogando em high school (ensino médio) nos Estados Unidos e conseguindo bolsas em faculdades. Fiquei chateado por não ter tempo de rodar o Brasil como eu gostaria, mas o projeto é fazer versões no Sul, Norte, Brasília, todas as regiões. Cada ano, os números crescem de audiência, nas redes sociais, a popularidade em programas de televisão. Novos times e ligas são criados. Acho isso sensacional. É uma motivação para continuar esse trabalho de embaixador – disse Cairo.

Cairo Santos conversa com os participantes de sua clínica em São Paulo (Foto: Rafael Leforte/LX Sports)Cairo Santos conversa com os participantes de sua clínica em São Paulo (Foto: Rafael Leforte/LX Sports)

Cairo Santos conversa com os participantes de sua clínica em São Paulo (Foto: Rafael Leforte/LX Sports)

No ano passado, a clínica foi realizada no Canindé para todas as posições, incluindo quarterback, wide receiver, running back e as de defesa. Cairo percebeu que poderia contribuir ainda mais se fizesse algo específico, justamente para despertar o interesse dos brasileiros em poder trabalhar ao seu lado, aprendendo as técnicas de um kicker da NFL.

– A galera curtiu o tempo todo. Foi uma oportunidade de passar na estação de field goal e trabalhar comigo. Chutei para eles. Depois, chutaram, e eu fiz a crítica. Fizemos um desafio de ponto-extra e demos uma camisa autografada para o vencedor. Tem muito talento no Brasil – comentou o jogador, que renovou seu contrato com os Chiefs para a próxima temporada.

Uma das preocupações dos organizadores foi trazer o ambiente do futebol americano nos Estados Unidos para o Brasil. Mostrar como funciona a preparação para os jogos, a concentração dos jogadores para cada momento. As negociações para ampliar esse processo no ano que vem já estão em andamento.

– Nosso objetivo é proporcionar o mesmo nível de interação do públicos nos Estados Unidos com os astros da NFL agora aqui no Brasil. Em 2018, já estamos em negociação para levar a mesma experiência realizada em São Paulo para outros estados do Brasil, incluindo clínicas em um dos estádios usados na Copa do Mundo de 2014. Outra atração prevista para 2018 é a presença de mais jogadores da NFL. Queremos trazer astros do futebol americano que atuam em outras posições para permitir que os fãs do esporte no Brasil possam ficar cada vez mais próximos da maior liga do esporte no mundo – explicou Dayyán Morandi, que gerencia a carreira de Cairo.

Destaque na NFL, Cairo Santos faz clínica em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *